A noite de quinta-feira no Brasil – manhã de sexta-feira na Austrália – pode ser histórica para o tênis brasileiro. Luisa Stefani e Rafael Matos entrarão em quadra a partir das 22h (de Brasília) para a disputa da final de duplas mistas do Australian Open contra a dupla formada pelos indianos Sania Mirza e Rohan Bopana. Inicialmente programado para sábado em Melbourne, o jogo foi antecipado pela organização. Caso vença a final, será a primeira parceria 100% brasileira a se tornar campeã de um Grand Slam.
POR QUE APOSTAR NA DUPLA BRASILEIRA
- Stefani e Matos atravessam ótima fase. Eles formaram a dupla para jogarem a United Cup, torneio disputado por países e com formato diferente que aconteceu na virada do ano na Austrália. E desde então não perderam nenhum jogo. Foram até aqui 7 vitórias na temporada.
- Os dois podem se tornar a primeira dupla 100% brasileira a vencer um Grand Slam. Os últimos a atingirem uma final desse nível foram Claudia Moreno e Cassio Motta, que ficaram com o vice-campeonato de Rolang Garros, em 1982.
- O Brasil tem tido excelente histórico nas duplas, sejam femininas, masculinas ou mistas. Alexandre Melo e Bruno Soares alcançaram grandes feitos e chegaram ao topo do ranking. Stefani e Laura Pigossi ganharam a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio-20
- Em 2016, o brasileiro Bruno Soares e a russa Elena Vesnina foram campeões de duplas mistas no Australian Open.
- No último dia 13, Stefani, que é número 34 do mundo, faturou o título de duplas no WTA 500 de Adelaide, ao lado da americana Taylor Towsend.
- Para chegar à final, a dupla brasileira salvou um match point antes de vencer de virada a dupla australiana Olivia Gadecki e Marc Polmans por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 11/9)
POR QUE APOSTAR NA DUPLA INDIANA
- Os dois tenistas são muito experientes no circuito, sobretudo na disputa em duplas. Mirza tem seis títulos de duplas em torneios Grand Slam, sendo três em duplas mistas. Já Bopana tem duas finais de Grand Slam, uma de dupla masculina no US Open de 2010, e outra nas duplas mistas do Aberto da Austrália, em 2018
- Mirza foi campeã de mistas em três Grand Slam: em 2009, no Aberto da Austrália (com Mahesh Bhupathi); em 2012, em Roland Garros (com Bhuphati); e em 2014, do US Open (ao lado do mineiro Bruno Soares)
- Para chegar à final, Mirza e Bopana superaram na semifinal a dupla atual campeã de Wimbledon, formada por Desirae Krawczyk e o britânico Neal Skupski. Eles venceram por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (5/7) e 10-6.
- A Índia tem forte tradição na formação de duplistas, desde a geração de Leander Paes até os dias atuais.
- Ex-número 1 do mundo em duplas, este será o último Grand Slam da carreira de Mirza, que tem 36 anos e vai pendurar a raquete no WTA 1000 de Dubai, em fevereiro.
- Mirza e Bopana se conhecem há mais de 20 anos. Bopana foi o primeiro parceiro de tênis de Mirza quando ela tinha apenas 14 anos.
PARA APOSTAR NESSE JOGO, CLIQUE AQUI