Fortaleza x Corinthians voltam a se enfrentar nesta terça-feira (3) no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. A partida acontece na Arena Castelão, às 21h30 (de Brasília). No primeiro jogo, deu empate em 1 a 1. José Welison abriu o placar aos 21 minutos, e o Timão empatou com Yuri Alberto, ainda na etapa inicial. Com isso, quem vencer o duelo na capital cearense avança para a final. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis. Não há regra do gol fora. O vencedor pegará o ganhador de Defensa y Justicia x LDU. No jogo de ida, no Equador, a LDU venceu o time argentino por 3 a 0.
POR QUE APOSTAR NO FORTALEZA
- Joga em casa, na Arena Castelão, e terá o forte apoio de sua torcida que já esgotou os ingressos.
- Busca o primeiro título internacional de sua história.
- O Leão do Pici já fez história por ser o único clube do Nordeste a chegar entre os quatro melhores de uma competição continental.
- Tem uma equipe cujo ponto forte é o entrosamento e o padrão de jogo.
- É comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda há cerca de 3 anos.
- Vem de empate em 1 a 1 com o Grêmio, pelo Brasileirão.
- Nesse último jogo, Vojvoda utilizou os reservas, poupando os titulares para a “decisão” contra o Corinthians.
- O Fortaleza não perde há 4 jogos (1 a 1 com o Grêmio, 1 a 1 com o Corinthians, 2 a 1 no São Paulo e 2 a 1 no Corinthians).
- Ou seja, o Fortaleza enfrentou o Corinthians duas vezes nas últimas semanas, com uma vitória (pelo Brasileirão) e um empate (pela Sul-Americana).
- No mata-mata dessa Copa Sul-Americana, o Fortaleza marcou gols na etapa inicial em 4 dos 5 jogos até aqui.
- Pikachu, que atuou contra o Grêmio, deve assumir a vaga do lesionado Marinho.
- O Corinthians chegou a essa semi aos trancos e barrancos, com vitórias nos penais após ter sido amassado, como aconteceu diante dos Estudiantes
- O Timão possui um elenco envelhecido, com jogadores veteranos.
- O adversário vem de uma troca de técnico justamente às vésperas da partida.
- O Corinthians vem de derrota por 2 a 1 no clássico com o São Paulo pelo Brasileirão.
- Com isso, o time ainda está na parte debaixo da tabela de classificação e corre risco de entrar na zona de rebaixamento.
POR QUE APOSTAR NO CORINTHIANS
- Chega renovado pela troca de técnico. Mano Menezes, que entrou na vaga de Luxemburgo, faz sua estreia hoje.
- O Corinthians vai para o tudo ou nada no Ceará para tentar salvar uma temporada abaixo das expectativas.
- Tem uma camisa mais pesada e tradicional do que a do Fortaleza.
- O Timão não usou força máxima no clássico de sábado contra o São Paulo, no Morumbi, e poupou os titulares para hoje.
- Conta com o goleiro Cássio, que salvou a equipe em alguns jogos desse torneio, sobretudo na disputa de pênaltis.
- Mano Menezes contará com a presença de Matías Rojas, que se recuperou de uma lesão na coxa e viajou com o elenco para Fortaleza.
- O Fortaleza terá o importante desfalque do atacante Marinho, lesionado.
- Em razão das brigas entre torcedores uniformizados do Fortaleza, a diretoria do clube rompeu relações com a Torcida Irmandade Tricolor (antes, Jovem Garra Tricolor) e a Torcida Unida do Fortaleza (antes, Torcida Uniformizada do Fortaleza.
- O Timão possui vantagem no retrospecto histórico desse duelo. Em 31 jogos entre as duas equipes, são 18 vitórias do Corinthians contra 5 cinco do Fortaleza, além de 8 empates.
CAMINHO ATÉ A SEMI
FORTALEZA
O Fortalezaentrou na Copa Sul-Americana ao cair na fase preliminar da Libertadores, e esteve no Grupo H com San Lorenzo, Palestino e Estudiantes Mérida. Indo direto às oitavas de final por se classificar como 1º colocado, enfrentou o Libertad, do Paraguai. Venceu a ida por 1 x 0, fora de casa, e empatou a volta em 1 x 1. Nas quartas, passou com facilidade pelo América-MG, com vitórias em Minas Gerais, por 3 x 1, e em casa, por 2 x 1.
CORINTHIANS
Passou a disputar a Sul-Americana por ter sido apenas o 3º colocado na fase de grupos da Libertadores. Nos playoffs, enfrentou o Universitario, do Peu, vencendo em casa por 1 x 0 e a volta por 2 x 1. Logo depois, superou o Newell’s Old Boys, da Argentina, nas oitavas, após vencer a ida por 2 x 1 e empatar a volta em 0 x 0.
Já nas quartas de final enfrentou o Estudiantes, também da Argentina. Venceu em casa na ida por 1 a 0, e perdeu a volta pelo mesmo placar. Mas garantiu a passagem à semifinal na disputa de pênaltis.
Escalação provável do Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Guilherme, Yago Pikachu e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Escalação provável do Corinthians: Cássio, Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo e Maycon; Renato Augusto, Rojas e Wesley (Romero); Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes