O Brasil estreia nesta terça-feira (23) no Torneio Pré-Olímpico contra a Bolívia, em jogo que acontece a partir das 17h (de Brasília). A partida acontece em Caracas, na Venezuela, país que está sediando a competição. O Pré-Olímpico dá duas vagas para a América do Sul nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nesse torneio, as 10 seleções sul-americanas sub-23 são divididas em dois grupos, com cinco times em cada chave. Na 1ª fase, que vai até 2 de fevereiro, as seleções se enfrentam dentro da chave. Os dois melhores times de cada grupo avançam para o quadrangular final, em que todos se enfrentam novamente, até 11 de fevereiro. As duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris. O torneio começou no sábado (20), mas a Seleção Brasileira folgou na 1ª rodada.
O Brasil está no grupo A ao lado de Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Já o grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
Três cidades e estádios da Venezuela serão sedes da competição: Caracas (Estádio Brígido Iriarte), com jogos do Grupo A; Valencia (Estádio Misael Delgad), com as partidas do Grupo B; e Barquisimeto (Estádio Metropolitano), com os confrontos do quadrangular final.
POR QUE APOSTAR NO BRASIL
- É uma das seleções mais tradicionais do futebol mundial.
- Possui elenco forte, recheado de jogadores já renomados apesar da pouca idade.
- O Brasil é o atual bicampeão olímpico pois conquistou o ouro nos Jogos do Rio-16 e Tóquio-20.
- Tem como principais destaques para este torneio os atacantes John Kennedy, do Fluminense, e Endrick, do Palmeiras. O capitão do time é o meio-campista Andrey Santos, do Chelsea.
- Outros nomes conhecidos do futebol brasileiro são o atacante Gabriel Pec, que está trocando o Vasco pelo Los Angeles Galaxy, o meia Mauricio, do Inter, e o volante Aleksander, do Flu.
- O Brasil já jogou 299 partidas pelo torneio, vencendo 184, empatando 63 e perdendo 52 vezes.
- A Seleção é o maior vencedor do Torneio Pré-Olímpico, com 7 títulos: 1968, 1972, 1976, 1988, 1996 e 2000.
- Com apenas 17 anos, Endrick é a grande estrela da Seleção Sub-23. O atacante tem sido destaque no Palmeiras e irá para o Real Madrid após os Jogos de Paris-24.
- O atacante foi o artilheiro do Palmeiras na conquista do Brasileirão em 2023, com 11 gols em 31 jogos, sendo apenas 18 como titular.
- Quem também tem tudo para brilhar é John Kennedy, sensação do Fluminense na última temporada em que o time conquistou o título inédito da Copa Libertadores.
- Kennedy, de 21 anos, disputou 52 partidas em 2023, marcando 18 gols e 4 assistências.
- O capitão da Seleção Brasileira é Andrey Santos, 19 anos, ex-Vasco e atualmente no Chelsea, da Inglaterra.
- Em 13 edições de Pré-Olímpico, a melhor classificação da Bolívia foi um terceiro lugar, em 1987.
POR QUE APOSTAR NA BOLÍVIA
- Já jogou neste Pré-Olímpico então não vai sentir a pressão da estreia.
- Conseguiu um bom resultado na estreia ao empatar com a anfitriã Venezuela em jogo frenético de 3 a 3.
- Mostrou resiliência e força de recuperação na estreia, ao buscar o empate após estar perdendo de 1 a 3.
- Briceño, Chávez e Villamil marcaram os gols na estreia.
- Apesar do ouro olímpico, o Brasil não conquista o Torneio Pré-Olímpico há 24 anos. Última vez foi em 2000.
- Desde que Ramon Menezes anunciou os convocados para o Pré-Olímpico, oito nomes precisaram ser retirados: o goleiro Andrew, os laterais Vinícius Tobias, Luan Cândido e Patryck; os zagueiros Kaiky Fernandes e Robert Renan; o meio-campista Danilo, todos por não liberação dos clubes; e o último foi o lateral Matheus Dias, por lesão.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Bolívia: Adorno; Quinteros, Romero e Medina; Duran, Salazar e Villamíl; Chávez, Villarroel, Nava e José Briceño. Técnico: Antônio Carlos Zago.
Brasil: Mycael; Marlon Gomes, Arthur Chaves, Michel e Kaiki Bruno; Bruno Gomes e Andrey Santos; Guilherme Biro, Marquinhos, John Kennedy e Endrick. Técnico: Ramon Menezes.
OS CONVOCADOS DO BRASIL PARA O PRÉ-OLÍMPICO:
- Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras) e Matheus Donelli (Corinthians);
- Laterais: Kaiki Bruno (Cruzeiro), Khellven (CSKA) e Rikelme (Cuiabá)
- Zagueiros: Ronald (Grêmio), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Michel (Palmeiras), Luan Patrick (Athletico-PR) e Lucas Fasson (Lokomotiv)
- Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Gomes (Coritiba), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), e Gabriel Pirani (DC United)
- Atacantes: Marquinhos (Nantes), Geovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians)
JOGOS DO BRASIL NA 1ª FASE DO PRÉ-OLÍMPICO:
- 23/1 - Bolívia x Brasil - 17h (horário de Brasília)
- 26/1 - Brasil x Colômbia - 20h
- 29/1 - Brasil x Equador - 17h
- 1/2 - Venezuela - Brasil - 20h