Flamengo e São Paulo abrem neste domingo (17) a decisão da Copa do Brasil de 2023. As duas equipes fazem o jogo de ida no Maracanã, a partir das 16h (de Brasília). Enquanto o Rubro-Negro carioca tentará levantar seu quinto troféu do torneio, o Tricolor paulista vai em busca do inédito título, e único que falta em sua galeria. Curiosamente as duas equipes chegam em baixa para a final, ambas vindo de derrotas no Brasileirão no meio de semana. O jogo também marca a reabertura do Maracanã, que ficou interditado por aproximadamente três semanas para que seugramado, muito danificado, passasse por processo de recuperação. A partida de volta está agendada para o próximo domingo, 24 de setembro, no Morumbi, em São Paulo.
POR QUE APOSTAR NO FLAMENGO
É o atual campeão da Copa do Brasil, pois derrotou o Corinthians na final do ano passado.
Enquanto o São Paulo nunca ganhou a Copa do Brasil, o Fla já tem quatro conquistas (1990, 2006, 2013 e 2022).
Atravessa um dos momentos mais vitoriosos na histórica do clube, com a conquista recente de dois títulos da Libertadores, além de Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Estadual.
Joga em casa, com o apoio da torcida rubro-negra.
Apesar dos desfalques, tem um elenco recheado de craques como Gabigol, Pedro, Everton Ribeiro, Gérson etc.
O Fla leva vantagem em decisões contra o São Paulo. Ao todo, as duas equipes já disputaram cinco finais, com 3 a 2 para o clube carioca.
Bem ou mal, o Fla desbancou grandes clubes do futebol brasileiro para chegar à final. Passou por Fluminense (oitavas), Athletico-PR (quartas) e Grêmio (semifinal).
Apesar de perder do Tricolor no retrospecto histórico, o Fla tem levado boa vantagem nos duelos recentes. Nos últimos 7 encontros entre os times, foram 6 vitórias do Flamengo e 1 empate.
A última vitória do São Paulo aconteceu em fevereiro de 2021, na última rodada do Brasileirão de 2020.
Pode aproveitar o fato de o São Paulo atravessar longo jejum de títulos importantes e principalmente de nunca ter ganho a Copa do Brasil.
O último título de expressão do Tricolor paulista foi obtido em 2012 quando ganhou a Copa Sul-Americana.
O São Paulo tem tido péssimas atuações como visitante nesta temporada. É o 3º pior nesse quesito no Brasileirão, e ainda não venceu nenhum jogo fora. Em 11 partidas, foram 5 empates e 6 derrotas.
O Tricolor também vem de derrota em sua última partida. Pelo Brasileirão, foi derrotado no meio da semana por 2 a 1 pelo Inter, fora de casa.
O São Paulo corre o risco de ter o desfalque do zagueiro Arboleta. Ele sofreu uma lesão quando servia a seleção do Equador e é dúvida.
POR QUE APOSTAR NO SÃO PAULO
O clube volta à decisão da Copa do Brasil depois de 23 anos.
Tem a chance de faturar o único título de expressão que falta em sua galeria de troféus.
Possui elenco bom e conta com Lucas Moura e James Rodriguez, recentemente contratados.
Para chegar à final, o Tricolor fez campanha histórica, pois eliminou seus dois maiores rivais estaduais: Palmeiras (nas quartas) e Corinthians (semifinais).
O jogo contra o Flamengo tem um significado especial para o técnicoDorival Júnior. Apesar de ter conquistado a Copa do Brasil e a Libertadores no comando do Flamengo em 2022, ele foi dispensado.
Dorival Júnior também poderá entrar na história do São Paulo se for campeão, pois o time paulista nunca foi campeão da Copa do Brasil.
Apesar do momento sem vitórias, o Tricolor parece entrar na final menos pressionado do que o adversário.
Além de estar na final da Copa do Brasil, o Tricolor quase chegou à semi da Copa Sul-Americana (foi eliminado pela LDU nos penais).
O Flamengo vive momento turbulento extenso, com troca de treinador, discussões públicas e muita pressão.
O Fla tem alterado boas e péssimas atuações nos últimos tempos.
O time carioca vem de uma derrota de 3 a 0 para o Athletico-PR mesmo jogando como mandante.
O Fla pode ter o desfalque de Arrascaeta, que se recupera de lesão. O time carioca não terá o atacante Luiz Araújo e o lateral Filipe Luís, lesionados.
Ao longo da atual temporada, o Flamengo participou da disputa da Supercopa do Brasil, Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes e Libertadores. E até agora não venceu nenhuma delas.
O Tricolor leva vantagem no retrospecto histórico desse duelo. Em 113 jogos entre eles ao longo da história, foram 43 vitórias do São Paulo contra 38 do Flamengo, com outros 32 empates.
Nesses confrontos, o Tricolor marcou 177 gols contra 155 feitos pelo Flamengo.
AS CAMPANHAS
Flamengo
Iniciou sua campanha na 3ª fase, eliminando o Maringá ao golear na volta por 8 a 0 depois da derrota na ida por 2 a 0. Nas oitavas de final enfrentou o rival Fluminense. Após empate em 0 a 0 na ida, conseguiu a classificação vencendo a volta por 2 a 0.
Nas quartas, bateu o Athletico-PR por 2 a 1 na ida e 2 a 0 na volta. Por fim, superou o Grêmio na semi, ao vencer fora de casa na ida por 2 a 0 e ganhar em casa por 1 a 0.
São Paulo
Em busca do título inédito, o Tricolor também iniciou sua campanha na 3ª fase, contra o Ituano, com uma vitória magra na volta por 1 a 0, fora, após empate sem gols em casa. Encarando o Sport nas oitavas, venceu a ida, fora de casa, por 2 a 0, mas foi derrotado na volta por 3 a 1 no Morumbi e só conseguiu a vaga nas penalidades. Nas quartas teve o rival Palmeiras, e conseguiu a vaga de forma enorme, vencendo a ida no Morumbi por 1 x 0 e a volta no Allianz Parque, de virada, por 2 x 1. Também na semifinal teve outro rival, o Corinthians, e após derrota por 2 a 1 em Itaquera, reverteu o placar em casa ao vencer por 2 a 0 para garantir seu lugar na decisão.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
FLAMENGO - Mateus Cunha, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Victor Hugo, Gerson e Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Sampaoli
SÃO PAULO
Rafael, Rafinha, Arboleda (Alan Franco), Lucas Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Luciano (W. Ratto); Lucas Moura e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior