Abrindo as quartas de final da Copa do Mundo feminina, Espanha e Holanda se enfrentam nesta quinta-feira (10), às 22h (de Brasília), em mais um clássico europeu do Mundial. O jogo acontece no Sky Stadium, em Wellington, na Nova Zelândia. A Espanha sonha em alcançar a fase semifinal pela primeira vez em sua história, enquanto a Holanda quer repetir o feito da última Copa e chegar à final pela segunda vez seguida O ganhador vai encarar o vencedor de Japão x Suécia em uma das semifinais.
POR QUE APOSTAR NA ESPANHA
- Vem de uma convincente goleada por 5 a 1 diante da Suíça nas oitavas de final.
- É considerada a melhor geração da história da seleção feminina espanhola.
- A goleada nas oitavas mostrou que o revés para o Japão na primeira fase não abalou a equipe comandada pelo técnico Jorge Vilda.
- Tem 3 vitórias e uma derrota nos quatro jogos disputados até aqui na Copa.
- Nas 3 vitórias goleou as adversárias (3 a 0 na Costa Rica, 5 a 0 na Zâmbia e 5 a 1 na Suíça)
- Como mostra de seu potencial ofensivo, em sua estreia na Copa registrou um recorde de 46 finalizações na vitória de 3 a 0 sobre a Costa Rica.
- Aposta bastante em Alexis Putellas, sua principal estrela.
- Conta com três jogadoras entre as principais artilheiras da Copa, todas com 3 gols cada: Jenni Hermoso (que fez dois gols e uma assistência na goleada diante da Zâmbia), Bonmatí e Redondo.
- O trio teve ótima participação nas oitavas de final. Aitana Bonmatí comandou o jogo com dois gols e duas assistências para Alba Redondo e Jenni Hermoso.
- A Holanda terá o importante desfalque de Van de Donk, sua camisa 10. Ela recebeu um cartão amarelo e estará suspensa para o jogo nas quartas de final.
POR QUE APOSTAR NA HOLANDA
- Na primeira fase, passou como primeira colocada de um grupo que tinha a favorita seleção dos EUA e a também forte seleção de Portugal. As holandesas, comandadas por Andries Jonker, somaram 7 pontos, sendo duas vitórias e um empate na chave.
- Ainda na 1ª fase, como mostra de seu poderio ofensivo, a equipe holandesa aplicou uma histórica goleada de 7 a 0 sobre o Vietnã, com gols de Martens, Snoejis, Brugts e dois de Roord, além de um gol contra.
- Quer repetir o caminho feito pela Holanda em 2019, quando foi vice-campeã mundial. Só caiu na final diante da seleção americana ao perder por 2 a 0.
- A Holanda despachou a África do Sul por 2 a 0 nas oitavas de final com gols de Roord e Beerensteyn. Quem também teve grande atuação foi a goleira Van Domselaar.
- A seleção feminina da Espanha teve um forte tropeço nesta Copa ao perder para o Japão por 3 a 0 na fase de grupos, em jogo que teve apenas 23% de posse de bola.
- Possui mais tradição do que a Espanha no futebol feminino, já que é a primeira vez na história que a Espanha chega às quartas de final de uma Copa.
FICHA TÉCNICA:
Espanha x Holanda
Data e horário: quinta-feira, 10 de agosto de 2023, às 22h (de Brasília)
Local: Sky Stadium, em Wellington (NZE)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
ESPANHA (Técnico: Jorge Vilda)
Catalina Coll; Oihane Hernández, Irene Paredes, Ivana Andrés e Ona Batlle; Aitana Bonmatí, Teresa Abelleira e Jennifer Hermoso; Alba Redondo, Salma Paralluelo e Esther Gonzalez
HOLANDA (Técnico: Andries Jonker)
Daphne van Domselaar; Sherida Spitse, Stefanie van der Gragt e Dominique Janssen; Victoria Pelova, Jill Roord, Jackie Groenen, Damaris Egurrola e Esmee Brugts; Lineth Beerensteyn e Lieke Martens