Após Inglaterra, França, Espanha e Alemanha, o futebol italiano retornou à ativa nesse última final de semana. E hoje o Milan visita o Bologna nesta segunda-feira (21) no jogo que encerra a 1ª rodada do Campeonato Italiano (Serie A) em sua edição 2023/24. A partida acontece em Bolonha, a partir das 15h45 (de Brasília).
POR QUE APOSTAR NO BOLOGNA
- Joga em casa, no estádio Renato Dall’Ara, e terá o apoio de sua torcida.
- O Bologna vai para sua nona temporada seguida na Primeira Divisão italiana.
- Em 2022/23, o clube terminou o campeonato italiano no top 10: ficou na nona colocação, com 54 pontos em 38 jogos.
- Dessa forma, acabou a competição a duas posições da zona de classificação para as competições continentais.
- O Bologna reforçou o elenco em várias posições e trouxe o ponta suíço Dan Ndoye (ex-Basel), o zagueiro Sam Beukema (ex-AZ Alkmaar), o volante croata Nikola Moro (ex-Dinamo de Kiev), o defensor Stefan Posch, da seleção austríaca e do Hoffenheim, e o jovem marroquino Oussama el Azzouzzi, de 22 anos, que se destacou pelo Union St Gilloise, da Bélgica.
- Apesar de ter perdido Marko Arnautovic, o Bologna conseguiu a permanência do atacante Riccardo Orsolini, vice-artilheiro do time no último Italiano, com 10 gols. O jovem italiano já tem convocações para a Azzurra.
- A equipe é treinada pelo ítalo-brasileiro Thiago Motta desde o ano passado.
- O time iniciou m 2023/24 com o pé direito, ao bater o Cesena por 2 a 0 na primeira fase da Copa da Itália, com gols de Tommaso Corazza e Joshua Zirkzee.
- O Milan perdeu peças importantes do elenco. Brahim Díaz, Sergiño Dest, Aster Vranckx e Bakayoko estavam emprestados e voltaram a seus clubes: Real Madrid, Barcelona, Wolfsburg e Chelsea, respectivamente.
- O time também não tem mais o craque Zlatan Ibrahimovic, que se aposentou aos 41 anos. Ainda que já não jogasse com tanta frequência, era uma liderança importante no vestiário milanista.
- Mas a maior baixa do Milan seja, talvez a do volante Sandro Tonali, comprado pelo Newcastle, da Inglaterra, por 64 milhões de euros.
- O Milan fez parte da pré-temporada nos EUA: perdeu para o Real Madrid por 3 a 2 e para o Barcelona por 1 a 0, e empatou com a Juventus por 1 a 1.
POR QUE APOSTAR NO MILAN
- Foi o campeão na temporada 2021/2022 e ficou na quarta colocação na temporada passada, com 70 pontos em 38 jogos, assegurando uma vaga na Champions League 2023/2024.
- Teve ótima campanha na Champions League, chegando à semifinal, quando foi superado pela arquirrival Internazionale.
- O Milan se reforçou bastante: trouxe a dupla Pulisic e Ruben Loftus-Cheek, do Chelsea, o volante holandês Tijjani Reinjders, revelação do AZ Alkmaar, e os atacantes Chukwueze, campeão da Liga Europa pelo Villarreal em 2020/21, Yunus Musah, revelação do Valencia de 20 anos, e Noah Okafor, da seleção suíça.
- O perfil de contratações do Milan denota que o time deve tentar empenhar um futebol ofensivo na temporada.
- O Bologna não tem o mesmo poder econômico do Milan para contratar.
- O Milan não perdeu nenhum dos últimos 15 confrontos diretos contra o Bologna.
- O Milan abriu o placar em oito dos últimos dez jogos que disputou. Em confrontos diretos, o Milan abriu o placar em sete dos últimos nove jogos contra o Bologna.
- No último Campeonato Italiano, o Bologna ficou a oito pontos da Juventus, que ficou com a vaga para a Conference League.
- Na parte da pré-temporada feita em solo italiano, goleou o Novara por 4 x 2 e o Étoile du Sahel por 4 x 0. Antes disso, acabou derrotado pelo Trento por 1 x 0.
- O Bologna perdeu seu artilheiro da última temporada. O austríaco Marko Arnautovic, que marcou 11 gols na última edição do Campeonato Italiano, foi para a Internazionale.
- Na pré-temporada, o Bologna venceu apenas um jogo.
FICHA TÉCNICA
Bologna x Milan
Campeonato Italiano 2023/24
1ª rodada
Data e horário: 21/8/2023, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio Renato Dall'Ara, Bolonha (ITA)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
BOLOGNA (Técnico: Thiago Motta)
Skorupski; Posch, Beukema, Bonifazi, Corazza; Dominguez, Aebischer; Orsolini, Ferguson, Ndoye; Zirkzee
MILAN (Técnico: Stefano Pioli)
Maignan; Kalulu, Tomori, Thiaw e Theo Hernández; Loftus-Cheek, Krunic e Reijnders; Pulisic, Giroud e Rafael Leão